Matéria no Diário do Nordeste


Aos 31 anos (recém completados nesta terça), Pitty é considerada hoje uma das principais responsáveis pela renovação do rock brasileiro. Em entrevista, a estrela, destaque hoje do Ceará Music, fala sobre o sucesso, vaidade e a estréia como atriz

Com dez anos de carreira, premiações e milhares de shows (alguns em conceituados festivais, dividindo o mesmo palco com gente importante como o Red Hot Chili Peppers, Rogers Walters e Muse), Pitty é do tipo de artista que não se envaidece com títulos, apesar de hoje ser a principal artista de pop rock da nova geração.

´Nenhum momento dura pra sempre, e nem sempre prêmio é atestado de qualidade. É ótimo continuar sendo indicada e saber que as pessoas continuam prestando atenção, mas a expectativa maior é sempre a de poder tocar ao vivo´, opina.

De início, a baiana cosmopolita (atualmente considera-se de todos os lugares), agradou aos roqueiros com um som mais pesado e segmentado. Com o passar do tempo, caiu no gosto popular, conquistando os mais diversos públicos. Detalhe: não precisou aderir ao ´mainstream´, ao velho esquema das gravadoras em que se ganha fama e dinheiro em troca da liberdade criativa.

Mas nem ela imaginava que um dia se tornaria uma cantora de massas. ´Até hoje ainda não sei direito como isso foi possível. Mas é maravilhoso poder atingir pessoas diferentes, talvez porque a gente de alguma forma agregue no som momentos distintos. Cada um deve ter sido fisgado por um motivo. É muito compensador´, frisa.

Modesta, a roqueira pontua alguns dos momentos mais marcantes de sua trajetória: ´a primeira vez que ouvi minha música no rádio. Quando fomos tocar em lugares distantes como o Norte do País e tinha um público enorme cantando todas as nossas músicas. O fato de ter feito parceria com gente que eu admirava como Ira, D2, Nação Zumbi e Rita Lee´.

Sobre uma possível excursão pelo exterior, logo descarta: ´Projeto de turnê internacional não existe, o que existe é aproveitar as oportunidades que surgirem pelo caminho, mas sem megalomania. Com os pés no chão sempre, mas de olho no universo´.

Ceará Music

Quase veterana do Ceará Music, Pitty tem ótimas recordações do festival: ´Teve uma vez que éramos a última banda, subimos pra tocar quase de manhã. Achei que não ia ter mais tanta gente, ou que a galera estaria cansada por terem rolado vários grupos. Quando iniciamos os primeiros acordes começaram a surgir ´camisas pretas´ de tudo quanto foi canto, pareciam ter emergido do chão. Foi um show histórico, com direito a um belo amanhecer e um público empolgado´.

Atração desta sexta do Ceará Music, a cantora informa que o show será inspirado na turnê do DVD ´{Des}Concerto´, incluindo ´porradas´ e baladas, além das inéditas ´Pulsos´ e ´Malditos Cromossomos´.

Cinema

Além da música, Pitty mostrou recentemente uma nova faceta: a de atriz. A cantora fez paticipações no curta ´Charles Manson´, de André Moraes, e no longa ´É probido probir´, de Anna Muylaert. ´Eu tenho vontade de me jogar em todas as coisas artísticas que desafiem minha criatividade, e nas quais eu vislumbre possibilidade de diversão´, afirma ela, adiantando ainda que não pintou convite para fazer um folhetim.

´Novela ainda não (risos). Esses convites vieram despretensiosamente, através de amigos. O André eu conheço das antigas, já tinha trabalhado com ele na trilha de ´Meu Tio Matou Um Cara´. A personagem é uma dançarina de boate e integra a seita de um cara que presenciou o massacre promovido por Charles Manson quando criança´, diz.

No filme ´É Probido proibir´, a artista interpreta Micaela, uma jovem que está à procura de um apartamento para alugar. ´E a cena é isso: eu olhando um imóvel e o Lourenço Mutarelli de corretor. Amei fazer os dois, me diverti, aprendi, saí dessas experiências mais ´rica´ ´.

Novo álbum
Previsão de lançamento em 2009

Aos fãs que estão ansiosos pelo próximo CD com canções inéditas, Pitty antecipa que seu futuro trabalho deve estar saindo ao longo de 2009. Antes disso, quer mais é ´sombra e água fresca´. No começo de dezembro, a musa encerra turnê do DVD ´{Des}Concerto´. ´Eu quero um tempo pra descansar, me recompor, recarregar. Depois disso é que vou começar os preparativos do disco´. Que seja feita a sua vontade...

Créditos: Diário do Nordeste

0 comentários: